26 maio, 2009




ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3° ANO
* Esta atividade pode ser aplicada para 3ª série ou 4° ano.Como toda atividade, essa não pode ser diferente, pois como é um texto narrativo deve-se antes trabalhar os gêneros textuais e, posteriormente aplica-la.Apesar de as perguntas serem bastante explicitas, o aluno(a) terá de fazer diversas leitura para sua commpreensão.
TEXTO NARRATIVO : A PIPA E A FLOR
Era uma vez uma pipa de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar. A flor, então soltou a linha para a pipa voar bem alto.Mas a flor, aqui de baixo, percebeu que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando com raiva . Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa.Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa, longe dela....Tinha raiva quando via as pipas lá em cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora.-Se a pipa me amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo....E a inveja juntou-se ao ciúme.Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não.Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele.E a flor começou a ficar malvada.Ficava emburrada quando a pipa chegava.Exigia explicação de tudo.E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.E a flor foi aos poucos, encurtando a linha.A pipa não mais podia voar.Via, ali do baixinho, de sobre o quintal( esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de cima...E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da flor, como no inícioRubens Alves, A pipa e a flor. São Paulo, Loyola, s/d.,3ª edição.
COMPREENSÃO DO TEXTO
1-Responda com base no texto:a) O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?______________________________________________________________________b) Para a pipa, o que era bom saber quando estava lá no alto?______________________________________________________________________C) Quem, lá embaixo, esperava a pipa?______________________________________________________________________2) Complete as frases com as palavras do quadro, de acordo com o texto:Ciúme triste inveja raivaa) A flor percebeu que estava ficando.................................................................................b) Ela estava também com...................................................................................................c) E teve.............................................................da pipa.d) E a inveja juntou-se o......................................................................................................3) Complete as duas frases do texto que mostram as razões de a flor ficar com tanta raiva da pipa:a) Tinha raiva................................................................................................................b)Tinha raiva.................................................................................................................4) Copie do texto o que a flor pensava quando a pipa estava longe dela:________________________________________________________________________________________________________________________________________________5) O que o narrador escreveu sobre:a) A inveja...............................................................................................................................b) O ciúme..............................................................................................................................6) Complete as frases com as alternativas que caracterizam a flor e a pipa:a) a flor começou a ficar........................................................................................................( )arrependida ( ) bondosa ( ) malvada7)Por que a pipa não podia mais voar?________________________________________________________________________________________________________________________________________________8) Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?________________________________________________________________________________________________________________________________________________9)O que você faria se estivesse no lugar da flor?________________________________________________________________________10)Quem é o autor dessa história?________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário