26 maio, 2009


TRABALHANDO POEMA - 3° ANO
RARIDADE José Paulo Paes
A ARARA É UMA AVE RARA
POIS O HOMEM NÃO PÁRA DE IR AO MATO CAÇÁ-LA
PARA A PÔR NA SALA
EM CIMA DE UM POLEIRO
ONDE ELA FICA O DIA INTEIRO
FAZENDO ESCARCÉU
PORQUE JÁ NÃO PODE VOAR PELO CÉU.
E SE O HOMEM NÃO PÁRA DE CAÇAR ARARA,
HOJE UMA AVE RARA,
OU A ARARA SOME
OU ENTÃO MUDA SEU NOME
PARA ARRARA.
ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
RARIDADE – JOSÉ PAULO PAES1. Comentário geralJosé Paulo Paes brinca com as palavras "raro", "arara", "raridade", além de criar homofonias
1 entre "arara" e "a rara". Os efeitos de sentido começam pelo título, que tanto faz referência à arara, quanto ao fato dela estar ameaçada de extinção, ou de ser raro encontrar alguma se o homem continuar matando-a
.2. Objetivo da atividade (+/- 30’)minutos.􀀹 Levar os alunos a perceberem o jogo homofônico entre as palavras do poema.
3. Material􀀹 Copia em xerox para cada aluno;􀀹 Um "saquinho" para cada aluno com os versos embaralhados, incluindo o título;􀀹 Diário poético;􀀹 Tesoura e cola;
4. Procedimento do professor1º momento:􀀹 Distribuir os "saquinhos" e pedir para montarem o poema e colar;􀀹 Ler o poema várias vezes;􀀹 Explorar com os alunos os sentidos e as homofonias produzidas no poema.
5. Procedimento do aluno:􀀹 Montar o poema e cola-lo;􀀹 Discutir coletivamente o poema

Nenhum comentário:

Postar um comentário