02 junho, 2009

Leitura e interpretação de texto

Um livro mágico

Sonhar acordado? É fácil! Basta ser o dono do tempo.Trate de dar um nó no vento; depois pendure uma rede no azul e balance devagar, bem devagarinho... Sozinho. Aí tudo começa... . Brota feito semente, cresce feito mato, de fato... Menino come nuvem, menina calça luva de penugem. (...) Quem quiser acender estrela sapeca, depois se enfeita de flor cheirosa, visita casa do bicho-da-seda, vira borboleta airosa. Um cometa aparece, deixa uma poeira de ouro e prata. Em seguida, desaparece... (...)Depois viaja num raio de chuva ou de sol. De qualquer lado a gente vê os dois lados da lua. Será que no céu tem Se o menino faz do arco-íris um anzol, com ele pesca o tesouro. Em cima dorme um besouro. (...) Até que um dia... quem adivinha? Encontra um livro e sua magia! (Branca Maria de Paula e Ferrúcio Verdolim Filho.Um livro mágico. São Paulo, FTD, 1987. Coleção Primeiras Histórias.) Interpretando e compreendendo o texto...Após ler o texto “ Um livro mágico ” responda as questões abaixo da forma mais completa possível.Capriche! Você é capaz!1)- De acordo com o texto, como é possível sonhar acordado?___________________________________________________________________2)- Você já sonhou acordado alguma vez? Escreva contando como foi.______________________________________________________________________________________________________________________________________3)- Depois que começamos a conhecer e fazer coisas fantásticas e interessantes, utilizando a nossa imaginação, será que existe algum limite para o SONHO? Copie um trecho do texto que comprove sua resposta._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4)- Sozinhos, dando um nó no vento, pendurando uma rede no azul e balançando bem devagarinho podemos sonhar acordados, através da nossa imaginação. Mas existe um outro meio que nos leva a sonhar acordados. Qual é?______________________________________________________________________________________________________________________________________.5)- Em sua opinião por que o livro é considerado um objeto mágico?______________________________________________________________________________________________________________________________________. Enriquecendo o vocabulário...1) Observe:“Menino come nuvem, menina calça luva de penugem.”a- As palavras destacadas foram usadas no sentido próprio ou no sentido figurado? Por quê?______________________________________________________________________________________________________________________________________b- Retire outros exemplos do texto:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2) Rescreva as frases dizendo o significado das palavras destacadas?
a- Brota feito semente.___________________________________________________________________b- O doce foi feito com muito carinho.___________________________________________________________________c- Aí tudo começa.__________________________________________________________________________d- Aí, perto de você, está a caixa mágica de surpresa.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aprimorando nossa gramática ...
1. Separe as sílabas das palavras, circule a sílaba tônica e relacione as colunas.
(a) A sílaba tônica é a última.
( ) açúcar ___________________________________________
( ) quintal ___________________________________________
(b) A sílaba tônica é a penúltima.
( ) café __________________________________________
( ) fácil __________________________________________
(c) A sílaba tônica é a antepenúltima.
( ) paixão _________________________________________
( ) exército _________________________________________
2. Numere de acordo com a posição da sílaba tônica.
1 - oxítona
2 - paroxítona
- proparoxítona( ) jardim ( ) janela ( ) atenção ( ) automóvel( ) lápis ( ) capim ( ) médico ( ) óculos( ) tráfego ( ) estômago ( ) rosa ( ) jogar

3- ESCOLHA 5 PALAVRAS ACIMA E FORME LINDAS FRASES COM ELAS
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

5- DEFINA:
JARDIM________________________________
ESTÔMAGO_____________________________
TRÁFEGO______________________________
TRÁFICO_______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário