24 novembro, 2009

atividade - 3° ano -A PORTA

TEXTO: A PORTA ( Vinicius de Moraes)

Eu sou feita de madeira
Madeira, madeira morta.
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho.
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado.

Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira.
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz ( A mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
È burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu.

EXTRAPOLANDO O TEXTO
1 - De acordo com o poema
A porta abre devagarinho para________________________
A porta abre com cuidado para_______________________
A porta abre de supetão para _________________________
A porta abre bem prazenteira para_______________________
Ela só não abre pra___________________________________________
__________________________________________________________

2 – O texto é uma poesia. Com base nisso diga: “A porta” tem---------estrofes e------versos.Seu autor é o poeta------------------------------------------.

3 – Complete com o sinônimo:
A porta-----------------------abre-------------------------e com----------------------------.( viva – prazenteira - cuidado).

4 - Separe as sílabas das seguintes palavras:
Madeira_______________________________deavagarinho_________________________
Passar________________________________burra________________________________
Cuidado______________________________capitão_______________________________

5 – Dê o antônimo das palavras abaixo:
Abro__________________devagar____________________cuidadoso_____________________
Fecho_________________da frente____________________morta________________________

6 - Complete com artigos definidos:(a,o,as,os).
A - ---------cozinheira faz-----------------comida.
b- -----------menino vê-------------------casa.
c- Fecho ------------------portas e abro-------------------portões.

2 comentários: