31 maio, 2009

DA TEORIA A PRÁTICA - ATIVIDADE DE LÍNGIA PORTUGUESA- CONFECCIONANDO O BRINQUEDO BARANGANGÃO ARCO-ÍRIS

APÓS A TEORICO SOBRE O QUE É UM TEXTO INSTRUCIONAL OS ALUNOS POEM EM PRÁTICA O QUE APRENDERAM


DURANTE A ETAPA DA CONFECÇÃO TODOS ESTAVAM ENTUSIASMADOS COM BRINQUEDO

NO PÁTIO PUDERAM BRINCAR E APRECIAR A ATIVIDADE...






ATÉ MESMO OS ADULTOS PUDERAM BRINCAR!!!!!




TODOS SE DIVERTIRAM COM O

SEU BARANGANDÃO ARCO-ÍRIS























PURA DIVERSÃO!!!!

























PARABÉNS PROFESSORA NAURITA, VOCÊ FEZ UM ÓTIMO TRABALHO COM O 4° ANO DA E.E RUI BARBOSA.É ATRAVÉS DO LÚDICO QUE SE APRENDE MAIS. TEMOS ORGULHO DE TÊ-LA COMO PROFESSORA!

DIRETORA ADA PAULINO - COMES E BEBES APÓS REUNIÃO







27 maio, 2009

PARA REFLETIR

"Nunca desesperes face às mais sombrias aflições de tua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."Provérbio chinês

"Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo."André Gide

"O amor é como uma chávena de leite: não se pode voltar a pôr na chávena o leite que caiu em cima da mesa!..."Manuel Marques

"Onde há muito sentimento, há muita dor."

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros"

O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao homem.
"Frederico I

"Os homens não conhecem o que conhecem os deuses. O que, às vezes, os homens consideram como uma verdadeira desgraça, nada mais é que um verdadeiro bem para seu aperfeiçoamento moral".Sócrates

Para falar ao vento bastam quatro palavras; para falar ao coração são necessárias obras.(Padre António Vieira)

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 4° ANO


MUITOS DOS ALUNOS TÊM DIFICULDADE NO USO DA CEDILHA. VEJA ESTA ATIVIDADE INTERESSANTE E DIVERTIDA, QUE PROVAVELMENTE AJUDARÁ SEU ALUNO APREENDER MAIS O SEU USO DE MANEIRA LÚDICA.

TEXTO: NUNCA ERRE A CEDILHA

A CEDILHA É UM TRACINHO
QUE SE USA COM O C
E FICA DEBAIXO DELE
COMO, ÀS VEZES, VOCÊ VÊ.

MAS NEM TODAS AS VOGAIS
ACEITAM O C CEDILHADO.
SOMENTE A, O E U
ACOMPANHAM O INDIGNADO

QUANDO O C NÃO TEM CEDILHA,
TEM O MESMO SOM DE K;
QUANDO O CA É CEDILHADO
O SEU SOM MUDA PARA SA.

POR ISSO, A PALAVRA CAÇA
É UM EXEMPLO MUITO BOM:
NO COMEÇO SE LÊ KA
NO FINAL, SA É O SEU SOM.

O I e o E NUNCA ACEITAM
ANDAR COM O C CEDILHADO ;
SE ALGUÉM OS CONTRARIAR,
ESTARÁ ESCREVENDO ERRADO.

ÀCIDO, CERCA, CIRCENSE
SÃO EXEMPLOS DOS DOIS CASOS;
SEM AJUDA DA CEDILHA
TÊM SEUS SONS TAMBÉM MUDADOS.

NO COMEÇO DAS PALAVRAS
NUNCA O C É CEDILHADO;
SE VOCÊ ESCREVER ASSIM
PODE ATÉ SER REPROVADO.

POR ISSO, SALTE É COM S,
SUCUPIRA TAMBÉM É;
ASSIM COMO A MONTANHA
COMEÇA NO SAPÉ.
(MARIA HELENA MELHADO SAMPAIO. FOLHA DE S.PAULO, FOLHINHA.)
COMPREENDENDO O TEXTO:
1) PODEMOS DIZER QUE ESTE TEXTO É:
( )INSTRUCIONAL ( ) HISTÓRIA EM QUADRINHOS ( ) POEMA

2) COM QUE INTENÇÃO A AUTORA CRIOU ESSE POEMA?
__________________________________________________________________


3)POR QUE AS PALAVRAS ÁCIDO, CERCA E CIRCENSE, CITADAS NO POEMA, SÃO ESCRITAS COM C E NÃO COM Ç ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
4) QUAL É EXPLICAÇÃO DADA NO POEMA PARA A GRAFIA DAS PALVRAS SALTE E SUCUPIRA COM S INICIAL?
__________________________________________________________________
5) RELEIA A 2ª ESTROFE DO POEMA E REESCREVA AS REGRAS DE UTILIZAÇÃO DE CEDILHA.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
6FORME SUBSTANTIVOS A PARTIR DAS PALAVRAS ABAIXO, TROCANDO A ÚLTIMA SÍLABA PELA TERMINAÇÃO - CÃO;
A) TRAÍDO------------------------------------B) DIRETO............................................
C) COLETAR........................................D) FORMADO........................................
E) PRODUTO........................................F) HUMILHADO....................................
G) FORMADO.......................................H) PERSEGUIDO.................................

7) NAS FRASE A SEGUIR, HÁ ALGUMAS INCORREÇÕES NA UTILIZAÇÃO DAS LETRAS S E SS. COPIE-AS E CORRIJA-AS, JUSTIFICANDO POR QUE AS CORREÇÕES SÃO NECESSÁRIAS.
A) A SSACOLA DA VIZINHA ESTAVA CHEIA DE PÊSEGOS.
__________________________________________________________________
B) DEVEMOS PENSSAR MUITO ANTES DE ASINAR DOCUMENTOS.
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C) NA SEMANA PASADA, PERDI MINHA BOLSSA.
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D) A PASAGEIRA MISTERIOSA ERA MINHA PROFESSORA.
__________________________________________________________________
8) ESCREVA O NOME DE FORMA NORMAL E DEPOIS ESCREVA NO DIMINUTIVO O NOME DAS FIGURAS ABAIXO. E DEPOIS DIGA POR QUE ALGUMAS PALAVRAS RECEBEM S NA FORMA DIMINUTIVA E OUTRAS, Z.

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9) DITADO :

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SINAL DE PONTUAÇÃO

Um sinal de pontuação que tem natureza eminentemente literária é o ponto de interrogação, e deve ser usado em textos jornalísticos parcimoniosamente. Enfatiza as seguintes emoções:
Na sinalética de trânsito, o ponto de exclamação significa perigo.
• surpresa
• espanto
• arrebatamento
• entusiasmo
• cólera
• dor
Adicionado ao ponto de interrogação, reforça simultaneamente dúvida, surpresa, e até descontentamento ("quê!?") Também é usado após:
• Imperativo
• Interjeição
VEJA UM DIÁLOGO INTERESSANTE ENTRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO. APRENDA DIVERTINDO!!!

Pontos de Vista
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola - Edição Nº 165 - Setembro de 2003

26 maio, 2009


ATIVIDADE 2° ANO - INÍCIO DE ANO LETIVO

Meu nome é................................................................................
Moro em.....................................................................................
Hoje é dia...................................................................................

ATIVIDADES

1- Pinte o seu nome e circule o nome de mais três coleguinhas.Depois reescreva o nome de quem você não pintou:

Mayara Gustavo William Yuri Lucas

Rafael Marcos Vinícius Carla Adriele

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----------------------------------------------
---------------------------------------------- ----------------------------------------------

2- Hoje estou com ------------------------anos.

3- Meu nome tem -------------------------letras.

4- Nesta sala tem--------------------------alunos.

5-Quantos são os meninos?
Os meninos são---------------------

6-E as meninas são-------------------

7-Você pode decobrir quais são os alunos que começam com a letra M ?

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8-Agora escreva o nome do papai e da mamãe;

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9- O que você mais gosta de fazer ? Por quê ?

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10-Qual é a comida ou doce de que você mais gosta?

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BOM TRABALHO!..

Contos » O Gato de Botas
(Charles Perrault)


Era uma vez um moleiro muito pobre, que tinha três filhos. Os dois mais velhos eram preguiçosos e o caçula era muito trabalhador.Quando o moleiro morreu, só deixou como herança o moinho, um burrinho e um gato. O moinho ficou para o filho mais velho, o burrinho para o filho do meio e o gato para o caçula. Este último ficou muito descontente com a parte que lhe coube da herança, mas o gato lhe disse: __Meu querido amo, compra-me um par de botas e um saco e, em breve, te provarei que sou de mais utilidade que um moinho ou um asno. Assim, pois, o rapaz converteu todo o dinheiro que possuía num lindo par de botas e num saco para o seu gatinho. Este calçou as botas e, pondo o saco às costas, encaminhou-se para um sítio onde havia uma coelheira. Quando ali chegou, abriu o saco, meteu-lhe uma porção de farelo miúdo e deitou-se no chão fingindo-se morto. Excitado pelo cheiro do farelo, o coelho saiu de seu esconderijo e dirigiu-se para o saco. O gato apanhou-o logo e levou-o ao rei, dizendo-lhe: __Senhor, o nobre marquês de Carabás mandou que lhe entregasse este coelho. Guisado com cebolinhas será um prato delicioso. __Coelho?! - exclamou o rei.__ Que bom! Gosto muito de coelho, mas o meu cozinheiro não consegue nunca apanhar nenhum. Diga ao teu amo que eu lhe mando os meus mais sinceros agradecimentos. No dia seguinte, o gatinho apanhou duas perdizes e levou-as ao rei como presente do marquês de Carabás. Durante um tempo, o gato continuou a levar ao palácio outros presente, todos dizia ser da parte do Marquês de Carabás. Um dia o gato convidou seu amo para tomar um banho no rio. Ao chegarem ao local o gato disse ao jovem:__ De hoje em diante seu nome será Marquês de Carabás. Agora, por favor, tire sua roupa e entre na água. O rapaz não estava entendendo nada, mas como confiava no gato atendeu seu pedido. O gato havia levado rapaz no local por onde devia passar a carruagem real. esperto gato ao ver uma carruagem se aproximando começou a gritar:__Socorro! Socorro! Que aconteceu? - perguntou o rei, descendo da sua carruagem. Os ladrões roubaram a roupa do nobre marquês de Carabás! - disse o gato.__ Meu amo está dentro da água, ficará resfriado. O rei mandou imediatamente uns servos ao palácio; voltaram daí a pouco com um magnífico vestuário feito para o próprio rei, quando jovem.
O dono do gato vestiu-se e ficou tão bonito que a princesa, assim que o viu, dele se enamorou. O rei também ficou encantado e murmurou: __Eu era exatamente assim, nos meus tempos de moço. O rei convidou o falso marquês para subir em sua carruagem. __ Será que a vossa majestade nos dá a honra de visitar o palácio do Marquês de Carabás? – perguntou o gato, diante do olhar aflito do rapazO rei aceitou o convite e o gato saiu na frente, para arrumar uma recepção par ao rei e a princesa. O gato estava radiante com o êxito do seu plano; e, correndo à frente da carruagem, chegou a uns campos e disse aos lavradores: __O rei está chegando; se não lhes disserem que todos estes campos pertencem ao marquês de Carabás, o rei mandará cortar-lhes a cabeça. De forma que, quando o rei perguntou de quem eram aquelas searas, os lavradores responderam-lhe: __Do muito nobre marquês de Carabás. __Que lindas propriedades tens tu!- elogiou o rei ao jovem. O moço sorriu perturbado, e o rei murmurou ao ouvido da filha: __Eu também era assim, nos meus tempos de moço. Mais adiante, o gato encontrou uns camponeses ceifando trigo e lhes fez a mesma ameaça: __Se não disserem que todo este trigo pertence ao marquês de Carabás, faço picadinho de vocês. Assim, quando chegou a carruagem real e o rei perguntou de quem era todo aquele trigo, responderam: __Do mui nobre marquês de Carabás. O rei ficou muito entusiasmado e disse ao moço: __ Ó marquês! Tens muitas propriedades! O gato continuava a correr à frente da carruagem; atravessando um espesso bosque, chegou à porta de um magnífico palácio, no qual vivia um ogro muito malvado que era o verdadeiro dono dos campos semeados. O gatinho bateu à porta e disse ao ogro que a abriu: __Meu querido ogro, tenho ouvido por aí umas histórias a teu respeito. Dizei-me lá: é certo que te podes transformar no que quiseres? __ Certíssimo - respondeu o ogro, e transformou-se num leão. __ Isso não vale nada - disse o gatinho. - Qualquer um pode inchar e aparecer maior do que realmente é. Toda a arte está em se tornar menor. Poderias, por exemplo, transformar-te em rato? __ É fácil - respondeu o ogro, e transformou-se num rato. O gatinho deitou-lhe logo as unhas, comeu-o e desceu logo a abrir a porta, pois naquele momento chegava a carruagem real. E disse: __ Bem vindo seja, senhor, ao palácio do marquês de Carabás. __ Olá! - disse o rei __ Que formoso palácio tens tu! Peço-te a fineza de ajudar a princesa a descer da carruagem. O rapaz, timidamente, ofereceu o braço à princesa e o rei murmurou-lhe ao ouvido: __ Eu também era assim tímido, nos meus tempos de moço. Entretanto, o gatinho meteu-se na cozinha e mandou preparar um esplêndido almoço, pondo na mesa os melhores vinhos que havia na adega; e quando o rei, a princesa e o amo entraram na sala de jantar e se sentaram à mesa, tudo estava pronto. Depois do magnífico almoço, o rei voltou-se para o rapaz e disse-lhe: __ Jovem, és tão tímido como eu era nos meus tempos de moço. Mas percebo que gostas muito da princesa, assim como ela gosta de ti. Por que não a pedes em casamento? Então, o moço pediu a mão da princesa, e o casamento foi celebrado com a maior pompa. O gato assistiu, calçando um novo par de botas com cordões encarnados e bordados a ouro e preciosos diamantes. E daí em diante, passaram a viver muito felizes. E se o gato às vezes ainda se metia a correr atrás dos ratos, era apenas por divertimento; porque absolutamente não mais precisava de ratos para matar a fome...

TEXTO:FABULA


A GALINHA RUIVA
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos: - Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono. - Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado. - Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar. - Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora. Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto ... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca. Então a galinha ruiva disse: - Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.) - Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando. E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
O trânsito na minha cidade
Minha cidade não tem o trânsito muitomovimentado
Mas aqui frequentemente acontece acidente
e quando acontece é porque
motorista e pedestre são imprudentes.
Aqui também há motoristas
quedirigem na contramão
Não usam cinto de segurança, dirigem embriagados
E, não respeitam a sinalização.
Queria que houvesse vias para os ciclistas
e que as calçadas não tivessem tantos obstáculos
que tivesse mais sinalização
tornando o trânsito um espetáculo.
Para os cadeirantes mais rampas
deveriam ter
Que os jovens fossem mais conscientes
não dirigissem sem habilitação ou embriagados.
Esse é oTRÂNSITO que quero ver!
Francisco Ovídio 5° ano.Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, Município de Cassilândia.
Poesia- trânsito-----4° ano-
O aluno representou a sala do 4° ano com muito sucesso!!!!!!O trânsito e minha cidade
Para dirigir um veículo
ele tem que estar em boas condições!
Mas aqui alguns motoristas
trafegam com seus veículos em péssimo estado
com seus carros, motos, bicicletas e caminhões.
Às vezes também acontece graves acidentes
porque motoristas, pedestres, ciclistas são imprudentes.
Se a cidade fosse mais sinalizada,
menos acidente aconteceria
e se todos respeitassem as Leis de Trânsito
muitas vidas poupariam.
Os estudantes nas calçadas deveriam andar
pois no meio da rua pedestre não pode passar.
Queria que a cidade fosse assim:bem sinalizada,
motorista e pedestre consciente,.
vias transformadas.
Ludy Rodrigues Cotrim 4° ano. Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal.

ATiVIDADE DIAGNÓSTICA - 5° ano



LEIA OS TEXTOS ABAIXO E RESPONDA O QUE SE PEDE:
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Elepassou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ.Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993.
1) A partir da leitura do texto, podemos dizer que ele é do gênero: ( ) instrucional ( ) guia turístico( ) enciclopédia ( ) dicionário
2) De acordo com o texto, O bicho-pau se parece com:( ) florzinha seca. ( ) folhinha verde.( ) galhinho seco.( ) raminho de planta.
3) Que nome recebe os truques que os animais fazem para adaptar aos lugares?_________________________________________________________________________4)” 4)"Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou?!"A palavra em destaque ele, se refere a quem?
( )ao bicho ( ) ao galho

Feias, sujas e imbatíveis


As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas.Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.5)
O texto acima é do gênero:
( ) poético ( )narrativo/informativo( )narrativo/descritivo ( )instrucional
6)No trecho “Vai encarar?” (l.2), o ponto de interrogação tem o efeito de:( ) apresentar.( ) avisar.( ) desafiar.( ) questionar.


Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada? — Ela não vai não: nós é que vamos nela.— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v.1. p. 76.
7) Podemos dizer que o texto possui gênero:( ) poético ( )instrucional( )humorístico ( )dicionário
8) Há traço de humor no trecho:
( ) “Era uma vez um menino triste, magro”.
(l. 1)( ) “ele estava sentado na poeira do caminho”.
(l. 2)( ) “quando passou um vigário”.
(l. 2-3)( ) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.
9)O que quer dizer a expressão ”Na soalheira danada de meio-dia,...”_____________________________________________________________
10)Reescreva a frase passando as palavras em destaque para o aumentativo:“Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho”__________________________________________________________________________________________________________________________.

ATIVIDADE DE GRAMÁTICA.......5° ano



ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1- Observe atentamente as palavras abaixo e complete o texto a seguir:
ESTÁ É MAURÍCIO VOCÊS MATEMÁTICA DIFÍCIL DESTRUÍDA ALGUÉM
Quando? Onde?
Tudo começou na semana passada.A aula de-----------------------------------------estava bem ---------------------------quando caiu um bilhetinho no meu colo. Abri. A quadra de esportes foi completamente-------------------------------!Estão dizendo que foi a chuva.------------------------------mentira!----------------------------arrebentou tudo.Foi um crime!Leia e passe adiante!Nisso,--------------------------------,nosso professor de esportes, entra na sala.____Pessoal,------------------------------ficarão um tempo sem treino, porque a quadra foi inundada pela chuva e terá que ser reformada.Como nossa aula----------a última do dia, quem quiser voltar pra casa mais cedo----------------------dispensado!
(PRIETO,Heloísa Mano Solidariedade São Paulo: Senac,2001.p.6.).
Postado por MARCIA

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - 5° ANO


O texto a seguir é um narrativa bem engraçada aplicada aos alunos do 4° ano.Neste texto há mistura dos gêneros conto de fadas, onde o personagem conquista o leitor por meio de sua imaginação e criatividade. Vale a pena levar para sala de aula.Adapte ao conteúdo gramatical em que esteja trabalhando.
Texto: TROCA BOLAS
— Atirei o pau no gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor passar.— Que mania você tem de misturar tudo, Troca Bolas! — reclamava a meninada. — Assim não dá para brincar de roda. Você nunca canta os versos direito! Troca Bolas era assim mesmo. Adorava confundir tudo.Quando a irmãzinha do Troca Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta: Era uma vez uma menina muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la... É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer. E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele. Um dia a criançada estava brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento, quando alguém gritou:— Acudam! A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago!— Quem vai entrar no lago para tirar a gatinha de lá?Só que não foi preciso que ninguém se molhasse. Rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha conseguiu sair do lago.O que tinha acontecido? Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água e esvaziar o lago. Todos aplaudiram:— Grande idéia, Troca Bolas! Como é que você pensou nisso?— Muito simples! — respondeu o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu pensei em tirar a água da gatinha.Pedro Bandeira(adaptação)
1)-Responda de acordo com o texto:
a) Podemos dizer que o texto possui o gênero__________.b) O título do texto combina com a história que você leu?Por quê?______________________________________c) O autor do texto é ______________________________________2)- Leia o 1º parágrafo e escreva o que você descobriu.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3) - Por que o personagem principal da história se chama Troca Bolas?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4)- Circule, no texto, o parágrafo em que Troca Bolas conta uma história para sua irmãzinha.5)- Releia o parágrafo que você circulou. Agora escreva o nome de duas histórias que aparecem nesse parágrafo._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Diga o que essa história tem de diferente das outras história.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6) Leia com atenção as frases abaixo e marque com um ( X ) as expressões que melhor substituem as expressões grifadas:a) Mas, como era muito pequena, ria a valer.( ) sorria( ) ria muito( ) ria baixob) O pessoal tinha que fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.( ) grande esforço / desfazer( ) pouco esforço / juntar( ) relaxamento / bagunçar7) Que outro título você daria ao texto?_______________________________________________________________8) Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________9) Justifique a afirmativa abaixo.“Ninguém se molhou para salvar a gatinha.”Por quê?__________________________________________________________________________________10) Circule nas frases as palavras que indicam ação (verbos) e depois, reescreva-as.a) “Atirei o pau no gato-to-to.”._______________________________________________________________b) “Ela subiu a escada e perdeu o sapatinho novo”._______________________________________________________________11) Retire do 4° parágrafo uma palavra com:hiato:___________________________________ditongo: _________________________________monossílabo:_____________________________12) Reescreva a frase fazendo a concordância.O menino contou uma história.Eu ________________________________________________________Ele ________________________________________________________Nós _______________________________________________________Eles _______________________________________________________A gente ____________________________________________________13) Observe as palavras abaixo. Em cada linha há uma palavra escrita incorretamente. Sublinhe essa palavra e reescreva-a de forma correta.a) curso – promessa – menssagem – travesseiro - caseiro ( ___________________)b) jeito – gente – hoge – jibóia - tigela.(___________________)c) conparecer – comprido – combater – lamber compadre (__________________)d) guiar – aquilo – prequiça - máquina linguiça.(__________________)e) corrida – assado – morrer – asinar – massa.(_________________)14)-Retire das frases o sujeito:a)-“Troca Bolas era assim mesmo”.__________________________________________________________________b)-“A criançada estava brincando na praça.”_________________________________________________________________c)- “A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago”.__________________________________________________________________15)-Complete as frases a seguir com os verbos de ação que faltam:a)- Hoje, eu----------------------------------------um bolo muito gostoso.b)- Depois do almoço --------------------------bola no campo da escola.c)- Troca Bolas------------------------------------todas as histórias em uma só.d)- O gatinho --------------------------------------na lagoa e quase morreu.e)- Um carro em alta velocidade---------------------------várias pessoas em São Paulo.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 4° ANO




Nas oficinas realizadas quinzenalmente com os professores são discutidas o plano diário e semanal de como trabalhar o livro DIDÁTICO (coleção ABCD).Os textos didáticos trabalhados no 3° ao 5° ano são do tipo: narrativo, descritivo/informativo, argumentativo/persuasivo, procedimento e poesia. Fica aqui uma sugestão de atividade para o 3° ano.OBS: Antes de iniciar as atividades é necessário fazer um levantamento prévio à respeito do título do poema.


LEIA O POEMA DO POETA ALMIR CORREIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 1 A 4:


CODORNINHA DO SERTÃO
CODORNINHA DO SERTÃO
BOTA UM OVO NA LUA
BOTA OUTRO NO CHÃO.
BOTA AQUI
BOTA ACOLÁ
BOTA ATÉ EM BAGDÁ.
BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO
BOTA BOTA BOTAO DIA INTEIRO.
E ÀS VEZES
DEVIDO AO VENTO
DESBOTA UM LAMENTO.
1) DE ACORDO COM O POEMA, A CODORNINHA DO SERTÃO REPETE MUITAS VEZES UMA DETERMINADA AÇÃO(VERBO).
A) O QUE ELA FAZ CONSTANTEMENTE?________________________________________
B)ELA ESCOLHE UM ÚNICO LOCAL PARA FAZER ESSA AÇÃO?POR QUÊ?_________________________________________
2)NO VERSO"BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO".A PALAVRA GRIFADA SIGNIFICA:A( )O VERBO BOTAR COM SENTIDO DE PÔRb( )SE REFERE A UM TIPO DE CALÇADO
3)NO TRECHO"DESBOTA UM LAMENTO"A PALAVRA EM DESTAQUE SE REFERE A QUE SENTIMENTO:( )ALEGRIA ( )ESPANTO ( )MEDO ( )TRISTEZA
4)O TEXTO QUE VOCÊ LEU É:( )INSTRUCIONAL ( )INFORMATIVO ( )POÉTICO
5)CODORNINHA DO SERTÃO,A PALAVRA EM DESTAQUE É:A( )UM RÉPTILB( )UM MAMÍFEROC( )UMA AVED( )UM ROEDOR
6)RETIRE DA POESIA OS PARES DE RIMAS QUE VOCÊ ENCONTRAR:_____________________________________________________________7)7)LEIA A SEQÜÊNCIA DE PALAVRAS OXÍTONAS ABAIXO, CIRCULE A SÍLABA FORTE E ACENTUE-AS, SE NECESSÁRIO:
A) GUARANA, BIJU, SAPE, CAJA.
B) CHUCHU, CAFE, IPE, CAJU.
C)AVO, NINGUEM, AQUI, ATE
.D) URUBU, ABACAXI, ACOLA, CIPO.
8)"BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO".A PALAVRA EM DESTAQUE É A PROFISSÃO DE QUEM TRABALHA COM BOIS, VACAS.
DEFINA AS SEGUINTES PROFISSÕES
:CUIDA DOS NOSSOS DENTES:_____________________________
CUIDA DO JARDIM:_______________________________________
FAZ O LANCHE ESCOLAR:_________________________________
DIRIGE AUTOMÓVEIS:____________________________________
FAZ MÓVEIS DE MADEIRA:________________________________
CUIDA DOS NOSSOS CABELOS:____________________________
CONSTRÓI CASAS:______________________________________
FAZ PÃES:_____________________________________________
9)EM CADA GRUPO DE PALAVRAS ABAIXO HÁ UMA ERRADA. DESCUBRA QUAL É E REESCREVA-A:
A) PASSEIO - ASSEIO - MASSA - MISA - PÁSSARO(__________________).
B)MORRO - CAROÇA - BARRO - CORREIO -MARRECO(__________________).
C)CAMPO - TEMPO - TONBO - TEMPESTADE -ESTAMPA(_________________).
D)MOÇO - CARROÇA - CAÇA - SELEÇIONE - TAÇA(_________________).
10)FORME LINDAS FRASES COM AS SEGUINTES PALAVRAS:OVO_____________________________________________________________VENTO___________________________________________________________
LUA_____________________________________________________________
AQUI____________________________________________________________
VAQUEIRO________________________________________________________
FAÇA COM CARINHO!!!

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO 5° ANO



TEXTO NARRATIVO/DECRITIVO: O FANTASMA
A televisão não tinha chegado até a fazenda porque a energia era insuficiente. À noite, as mulheres se distraíam ouvindo rádio de pilha enquanto costuravam.Os homens gostavam de se reunir para conversar. O ponto escolhido foi o terreiro de café que ficava entre a casa do administrador e a casa de D. Alzira: portanto, à distância de um grito.(...) Nessa noite, falavam de fantasmas. Cada um tinha uma história, que ouvira contar, ou uma experiência pessoal que infelizmente (ou felizmente?) não provava nada.___Eu me lembro de um caso interessante__disse vicentino.Os ouvintes se aproximaram mais dele. Por que será que gostamos de ficar bem juntinhos quando ouvimos estórias de fantasmas? Para ouvir melhor? Ou porque sentimos mais seguros estando bem perto uns dos outros?“Eu morava__ num sobrado na cidade e todas as noites acordava com um barulho de correntes que se arrastavam no andar de cima.Nada de gemidos ou gritos, nem uma palavra. Só aquela corrente que se arrastava para cá e para lá. Um mistério!Era tão impressionante que eu acordava e não conseguia mais dormir.Depois de uma semana assim__ eu sempre esperando e procurando criar coragem__ pensei comigo: tenho que dar um jeito nesse danado. Arranjei um revólver, nem sei porquê, pois sabia que com fantasma não adianta usar armas, e assim que o barulho começou, subi devagarinho.Quando eu andava, o barulho cessava. Quando eu parava, ouvia a corrente se arrastando.“Ele” devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente. Abri a porta num arranco, entrei depressa e dei um grito para ver se o fantasma se assustava comigo.Sabem que deu certo? Ouvi uma voz rouca e assustadora: roc, rooc, roooc, se não tivesse tão apavorado teria rido a valer.Bem no meio do quarto, todo arrepiado e trêmulo, estava...um papagaio!O bichinho escapava do poleiro todas as noites e “assombrava” a gente passeando de um lado para outro com uma corrente presa na perninha”.Os meninos riram aliviados. Esse fantasma era divertido.Maria Teresa Guimarães Noronha. Férias em Xangrilá.
1) Com relação ao texto podemos dizer que ele é do gênero:( ) instrucional ( ) narrativo/informativo ( ) narrativo/descritivo( ) poético ( )guia de turismo ( )bilhete
2) Leia o texto com bastante atenção e responda:
A) Qual é o fantasma da história?__________________________________.
B) Quem contou a história? Quando a contou?________________________.
C) Para quem ele a contou________________________________________.
D) Havia meninos entre a roda de pessoas ou só adultos? Justifique com as palavras do texto._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________E) Onde estavam os ouvintes da história?__________________________________.
E) Onde aconteceu o caso do fantasma?___________________________________.
F) O Vicentino teve medo do fantasma?( ) sim ( ) nãoJustifique a sua resposta:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3) 3)“ELE ” devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente.O pronome grifado se refere:( ) a Vicentino ( ) ao papagaio
4) Observe a frase seguinte.”__Eu me lembro__ começou ele__ num sobrado na cidade e todas as noites...” As palavras em destaque são faladas;( ) por Vicentino ( ) pelas crianças ( ) pelo papagaio ( ) pelo narrador
5) Por que podemos dizer que este é um texto narrativo/descritivo.____________________________________________________________________________________6) 6)“A distância de um grito” significa:( ) perto ( ) a uns cem metros.( ) a uns duzentos metros. ( ) longe.
7)Em “ nos sentimos mais seguros estando bem perto”. Mais seguro significa:( ) mais presos. ( ) mais protegidos. ( ) econômicos.8) Em “ um barulho que se arrastavam no andar de cima”. No andar de cima refere-se:( ) ao barulho das correntes.( ) ao andar(= caminhar) do fantasma.( ) ao pavimento superior do sobrado.
8) “Acordava com um barulho de correntes”, no texto é equivalente a:( ) um barulho de corrente me acordava.( ) quando acordava ouvia um barulho de corrente.
9)Leia a frase: “teria rido a valer” as palavras destacadas significam:( ) bastante ( ) para apostar( ) de verdade ( ) para ganhar a aposta
10) “O bichinho escapava do poleiro todas as noites e “assombrava” a gente”.Os verbos destacados estão no tempo presente, passado ou futuro?______________.Reescreva a frase passando os verbos para o tempo futuro.___________________________________________________________________.11) 11)Escreva uma frase com por que, porque e por quê:_____________________________________________________________________________________VOCÊ É MUITO ESPECIAL!!!!!!!!

TRABALHANDO POEMA - 3° ANO
RARIDADE José Paulo Paes
A ARARA É UMA AVE RARA
POIS O HOMEM NÃO PÁRA DE IR AO MATO CAÇÁ-LA
PARA A PÔR NA SALA
EM CIMA DE UM POLEIRO
ONDE ELA FICA O DIA INTEIRO
FAZENDO ESCARCÉU
PORQUE JÁ NÃO PODE VOAR PELO CÉU.
E SE O HOMEM NÃO PÁRA DE CAÇAR ARARA,
HOJE UMA AVE RARA,
OU A ARARA SOME
OU ENTÃO MUDA SEU NOME
PARA ARRARA.
ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
RARIDADE – JOSÉ PAULO PAES1. Comentário geralJosé Paulo Paes brinca com as palavras "raro", "arara", "raridade", além de criar homofonias
1 entre "arara" e "a rara". Os efeitos de sentido começam pelo título, que tanto faz referência à arara, quanto ao fato dela estar ameaçada de extinção, ou de ser raro encontrar alguma se o homem continuar matando-a
.2. Objetivo da atividade (+/- 30’)minutos.􀀹 Levar os alunos a perceberem o jogo homofônico entre as palavras do poema.
3. Material􀀹 Copia em xerox para cada aluno;􀀹 Um "saquinho" para cada aluno com os versos embaralhados, incluindo o título;􀀹 Diário poético;􀀹 Tesoura e cola;
4. Procedimento do professor1º momento:􀀹 Distribuir os "saquinhos" e pedir para montarem o poema e colar;􀀹 Ler o poema várias vezes;􀀹 Explorar com os alunos os sentidos e as homofonias produzidas no poema.
5. Procedimento do aluno:􀀹 Montar o poema e cola-lo;􀀹 Discutir coletivamente o poema

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5° ANO



TEXTO: O TESOURO ESCONDIDO

O tesouro escondidoLuis, Paulo e Renato estavam brincando no porão da casa do seu avô. Luis remexia livros e papéis. Paulo e Renato brincavam de pirata. De repente, Luis exclamou:___Paulo! Renato! Vejam só o que eu achei! ___E balançava na mão um papel encardido e grosso.___Que papel é esse? ___Indagaram os dois, com curiosidade estampada em seus olhinhos vivos.___Vocês não vão acreditar! Encontrei um mapa com pista de um tesouro de verdade!Mal acreditando no que viam, os três estenderam o velho papel no chão e passaram a estudá-lo.___Vejam, o lugar que está apontando no mapa é perto daqui! ___Exclamou Luis.___Precisamos contar tudo para o vovô. ___Disse Paulo.___Ora não seja bobo! ___Retrucou Renato. ___Ninguém precisa saber de nada. Vamos logo!Rapidamente, os três saíram do porão, muniram-se de pás e enxadas e puseram-se a caminho do tesouro. Cada um ia pensando no que fazer com tanta riqueza.___Quero comprar bastante doces! ___Imaginava Luis.___Hei de ter um montão de brinquedos! ___Contava Renato.___Vou repartir minha fortuna com os pobres!___Sonhava Paulo.Paulo, Renato e Luis já se encontravam no lugar onde o tesouro tinha sido enterrado.Os garotos cavaram longo tempo, sem parar. Já estavam cansados e a ponto de desistir, quando a pá tocou em alguma coisa metálica.Era o momento esperado! Com o coração aos pulos, os três tiraram a terra o mais rapidamente possível.Por fim, depararam com um baú velho e comido pela ferrugem.Fizeram várias tentativas para abri-lo, mas não conseguiram, o fecho estava emperrado. Finalmente depois de muito esforço, o baú foi aberto.Mas que decepção! Nenhum tesouro apareceu a seus olhos. No fundo do baú havia apenas um bilhete do avô fazendo uma brincadeira. Eles concordaram sorrindo.D’Olim Marote
Você leu...Você participou!!!
2) Em relação ao texto que você leu,podemos dizer que ele é:( ) guia turístico ( )Instrucional( )narrativo/descritivo ( )narrativo/informativo
3) Leia novamente o texto e responda as seguintes perguntas:A)Em que local os garotos descobriram a pista do tesouro? O que eles estavam fazendo?____________________________________________________________B)Por estarem cansados, os garotos quase desistiram de continuar a procura do tesouro. O que aconteceu para que eles não desistissem?Reescreva o parágrafo:_____________________________________________________________________________________________________________________________C)Tinha um tesouro no velho baú enferrujado? O que era então?_______________________________________________________________4) Reescreva o que cada garoto faria caso ficassem ricos:Luis:__________________________________________________________Renato:________________________________________________________Paulo:__________________________________________________________Qual dos três, em sua opinião era o mais sensível? Por quê?_____________________________________________________________5)O que significa a expressão grifada da frase a seguir:“Com o coração aos pulos, os três tiram a terra o mais rapidamente possível.”______________________________________________________________6)Escreva nas lacunas os verbos que faltam, fazendo a concordância necessária:A) Os garotos______________no sítio do vovô.(brincar)B) Os garotos___________longo tempo, sem parar.(cavar)C) O boi, a vaca, o cavalo_____________capim, mas o leão___________carne de outros animais.( comer e preferir)7) Reescreva as frases dando o sinônimo (contrário) às palavras grifadas:a) Rapidamente os três saíram do porão.______________________________________________________________b)Era possível encontrar alguém falando a verdade.______________________________________________________________8) Complete as lacunas com meio ou meia:O garoto amanheceu-----------------febril. Mais tarde ele saiu para comprar ------------quilo de café e ------------dúzia de ovos. Ao voltar, sua vó já estava--------------preocupada, com ele. Ela deu -------------copo de água e --------------comprimido de Doril ao menino. Daí à---------hora, ele já estava bom.9)Produza uma única frase usando as seguintes palavras: dificilmente, tesouro, baú e enferrujado.____________________________________________________________________________________________________________________________.10) Preste atenção nas palavras que a professora vai ditar:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

ATIVIDADE APLICADA À TURMA DO 4° ANO




ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO


1- leia o texto com atenção:
A FESTA DO FOLCLORE Maria Hilda de J. Alão
No mundo das lendas e dos mitos do Brasil havia um grande alvoroço. Estava chegando o dia de festejar o Folclore brasileiro. A Mula-sem-cabeça, agitada, preparava as bandeirinhas coloridas, o Saci-pererê, que havia prometido ajudar, fazia suas peraltices trançando as crinas dos cavalos das fazendas, quando se lembrou da promessa correu para ajudar a Mula a enfeitar o terreiro. Ele dizia: - Comadre Mula-sem-cabeça, eu não sei se vai vir muita gente. Hoji está tudo tão isquisito!A Mula-sem-cabeça, cortando as bandeirinhas, perguntou: - Por causa de quê, compadre ? - Minina, tu num sabe não? O pessoal desse país anda inventando umas festanças que eu não sabia que inxistia. Um tal de Dia das Bruxas. Você conhece, aqui nu Brasil, essa tal de Bruxa? - Nunca ouvi falar dessa tal senhora. – respondeu a Mula-sem-cabeça. Foi neste momento que chegou o Boitatá e ouviu boa parte da conversa. Ele disse: - Meu amigo lobisomem me disse que ela é dama da terra de uns gringos. Ele também não entende porque ensinam as crianças a festejar um costume que não é do povo brasileiro. Estavam nesta conversa animada quando chegou o Curupira. Ele trazia a carne para o churrasco que não deve faltar em qualquer festa. O Lobisomem chegou avisando que antes do sol nascer ele teria de voltar para casa. O Negrinho do Pastoreio veio lá do Rio Grande do Sul montado num cavalo baio. O terreiro estava lindo. O trabalho dos personagens folclóricos ficou perfeito. Faltava a luz para iluminar tudo, pois chegariam muitas crianças. O Saci deu a ordem: - Dona Mula-sem-cabeça, acenda as tochas com o seu fogo! Ela obedeceu. O terreiro ficou claro como o dia. A meninada começou a chegar. As crianças foram sentando e, curiosas, perguntavam, umas às outras, como seria o saci, o boitatá, o lobisomem. Elas nunca viram nenhum deles. Todas sentaram-se e abriu-se a cortina do palco. O Saci apareceu. As crianças bateram palmas e diziam:- Ele é igualzinho que aparece nos livrinhos de histórias. É tudo igualzinho.O Saci se curvou para agradecer e disse em voz alta: - Meninada, vai cumeçá a festa do folclore! E surgiu o Boitatá, grande cobra de fogo. O Curupira, com seus pés para trás, sentou no chão do palco e narrou as suas aventuras em defesa das matas e dos animais. O mesmo fez o Lobisomem e o Negrinho do Pastoreio. A história dele é muito bonita, pois Nossa Senhora o salvou dos maus tratos que ele sofria na fazenda. Os olhos da garotada ficaram cheios de lágrimas de tanta emoção. – Ainda bem que Nossa Senhora cuida das criancinhas! – disse uma delas enxugando os olhos com a manga da blusa. Conhecida a lenda de todos, o Saci anunciou a segunda parte da festa. Era o momento das cantigas e das danças. E como foi bonito ver as crianças, vestidas com roupas alusivas à data, cantando e dançando, mostrando a riqueza do folclore do Brasil.
De acordo com o texto responda :
a- Quais foram os personagens do Folclore que participaram da festa ?____________________________________________________________________b- Quem organizou a festa ?_______________________________________________________c- O Saci teve medo de que não fosse muita gente à festa porque ele acha que as coisas estão muito esquisitas hoje em dia. O que ele acha esquisito ?_____________________________________________________________________d- A festa aconteceu de dia ou à noite ? Como você sabe ?__________________________________________________________________________________________________________________________________________E- Por que podemos dizer que este é um texto narrativo?__________________________________________________________________________________________________________________________________________f-O assunto do texto é realidade ou ficção? Por quê?__________________________________________________________________________________________________________________________________________g- Como o autor concluiu o texto?__________________________________________________________________________________________________________________________________________2- Marque a alternativa correta:a- Segundo o texto a dama da terra de uns gringos é a: ( ) Iara ( ) Mula-sem-cabeça ( ) Bruxa ( ) Meninadab- A carne para o churrasco foi trazida pelo :( ) Boto ( ) Saci ( ) Curupira ( ) Lobisomemc- No texto, o adjetivo agitada foi usado para dizer como estava:( ) o Saci ( ) a Mula-sem-cabeça ( ) a meninada ( ) o Lobisomem3- Observe o trecho" O Curupira, com seus pés para trás, sentou-se no chão do palco e narrou suas aventuras em defesa das matas e dos animais.A palavra gri-fada significa: ( )contar ( )mostrar ( )acompanhar4- No texto durante a conversa do Saci-pererê com a Mula-sem-cabeça, percebe-se que ele fala algumas palavras que foge da língua padrão.Encontre essas palavras e reescreva-as :___________________________________________________________________5-Reescreva as frases fazendo a concordância verbal necessária.Usar o tempo presente:a- A meninada começou a chegar.* Nós ____________________________________________________________* Eles ____________________________________________________________* A gente _________________________________________________________* Ela _____________________________________________________________b-O Saci foi à festa.*Eu ______________________________*Nós _____________________________*Eles _____________________________*A gente __________________________*Ela ______________________________6- Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas por pronomes pessoais(ele, ela):a-Mula-sem-cabeça preparava as bandeirinhas colorida.______________________________________________________________ b- O saci estava aprontando peraltices.______________________________________________________________c- A história dele é muito bonita.______________________________________________________________7-Procure no dicionário o significado das palavras:Alvoroço:______________________________________________________Peraltices:_____________________________________________________8- Quais outros personagens folclórico que você conhece.Se necessário faça uma pesquisa para descobrir e traga para sala de aula

ATIVIDADE DE LEITUTA E COMPREENSÃO - 2° E 3° ANO.



A DANÇA DAS HORAS - Flávia Muniz

O relógio vai batendo ...As pessoas vão correndo;Pois ninguém pode parar.O tempo manda no mundo,E quem se atrasa um segundo,Atrasado já está!É hora do doutor Nicolau ir para o hospital.É hora de dona Izabel limpar o hotel.É hora de Heloísa costurar a camisa.hora de Helena regar a horta.É hora de vovó Glória contar história.É hora de Henrique fazer a lição.Viu só? Já me atrasei!Que horas são?ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO: A DANÇA DAS HORAS - FLÁVIA MUNIZ1. Comentário geralNa 1ª e 2ª estrofes há uma estrutura bastante semelhante. Em ambas, os dois primeiros versos rimam, sendo que na 1ª a rima é produzida por dois verbos no gerúndio e na 2ª por dois substantivos terminados em "undo". Além disso, o último verso da 1ª estrofe rima com o último da 2ª, contribuindo também para uma idéia de ritmo e movimento rápido. As idéias postas mostram relações entre o tempo e a agitação que move o mundo e as pessoas.Na 3ª estrofe a poeta, através da repetição das estruturas sintática dos versos (é hora de + nome de alguém + verbo no infinitivo + objeto direto), mantém o ritmo agitado e intenso que se vive nos dias de hoje, descrevendo o que alguém tem que fazer, inclusive a própria poeta, que brinca com este sentido, dizendo que também se atrasou e perguntando que horas são.O próprio título do poema já é uma referência para este movimento agitado em que as pessoas podem viver, na correria do dia-a-dia.2. Objetivo da atividade (+/- 30’)􀀹 relacionar as rimas e as repetições de termos e de estruturas sintáticas presentes no poema;􀀹 compreender possíveis relações entre o título e os versos do poema.3. Material􀀹 diário poético;􀀹 lápis de cor;􀀹 cópia do poema para cada aluno;􀀹 cola e tesoura.4. Procedimento do professor1º momento􀀹 Escrever o poema na lousa;􀀹 Declamar mais de uma vez;􀀹 Declamar em parceria com os alunos: a professora poderá ler primeiro o início dos versos e os alunos o final e depois o contrário;􀀹 Fazer uma análise estrutural podendo tomar como referência o comentário geral acima;􀀹 Fazer uma análise semântica, explorando o sentido do poema em relação ao título dado pela poetisa.2º momento􀀹 Solicitar aos alunos uma ilustração do poema.5. Procedimento do aluno􀀹 Discutir coletivamente o poema;􀀹 Recortar e colar o poema no diário;􀀹 Fazer a ilustração do poema.

...........FÁBULAS...............

O Burro e o Mundo
Era uma vez um burro que vivia numa quinta calma e sossegada, onde era bem tratado. Mas o burro não gostava lá muito do seu trabalho, pois todo o dia andava à roda com os olhos tapados, para mover a nora e tirar água para regar.Um belo dia, o nosso burro decidiu deixar aquela vida e ir correr mundo, à procura de coisas novas e interessantes. Então fugiu e começou a sua caminhada pelos campos todos verdes. Tudo era novidade e tudo lhe agradava, até que, passado algum tempo encontrou um grupo de pessoas que estava a obrigar vários animais, como ele, a trabalhar sem descanso. Além disso estes animais eram maltratados se não trabalhassem e o burro não gostou do que viu. Continuou a sua viagem e mais adiante, viu algumas pessoas e alguns animais a lutar, porque queriam passar ao mesmo tempo por um caminho muito estreito e então pensou que afinal o mundo não era tão bom como ele tinha imaginado.Por tudo isto decidiu voltar para a sua quinta calma e sossegada, onde era bem tratado e havia paz, já que o mundo que ele viu era bastante violento

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5° ANO



..........Texto narrativo - gênero:Fábula..........

TEXTO: O CONSELHEIRO
Contam que um certo lavrador possuía um burro que o repouso engordara e um boi que o trabalho abatera.Um dia, o boi queixou-se ao burro e perguntou-lhe :”Não terás, ó irmão, algum conselho que me salve desta dura labuta?” O burro respondeu: “ Finge-te de doente e não comas tua ração. Vendo-te assim, nosso amo não te levará para lavrar o campo e tu descansará”.Dizem que o lavrador entendia a linguagem dos animais, e compreendeu o diálogo entre o burro e o boi.Na manhã seguinte, viu que o boi não comera a sua ração: deixou-o e levou o burro em seu lugar. O burro foi obrigado a puxar o arado o dia todo, e quase morreu de cansaço. E lamentou o conselho que dera ao boi.Quando voltou à noite perguntou-lhe o boi: “Como vais, querido irmão?”. Vou muito bem, respondeu o burro. Mas ouvi algo que me fez estremecer por tua causa. Ouvi nosso amo dizer:” Se o boi continuar doente, deveremos matá-lo para não perdermos sua carne. Minha opinião é que tu comas tua ração e voltes para tua tarefa a fim de evitar tamanho infortúnio”.O boi concordou, e devorou imediatamente toda a sua ração.O lavrador estava ouvindo, e riu.Do livro,As mil e umas noites, apud Mansour Chalita, As mais Belas Páginas da Literatura Árabe, Rio de Janeiro. Ed. Civilização Brasileira, 1967,p.281.COMPREENSÃO DO TEXTO:1 – O conselheiro de que fala o título do texto é:( ) o boi; ( ) o burro; ( ) o lavrador; ( ) um amigo do lavrador2 – De quem partiu a iniciativa, isto é, o desejo do conselho: do boi ou do burro?_________________________________Justifique sua resposta baseando-se no texto:_________________________________________________________________________3 – Por que o boi foi pedir conselho ao burro?_________________________________________________________________________4 – Surtiu efeito, isto é, foi bom para o boi o conselho?_____________________________Justifique sua resposta, com palavras do texto:_____________________________________________________________________________________________________________.5 – Foi bom para o burro ter dado o conselho ao boi? Por quê?_________________________________________________________________________6 – O burro ficou prejudicado pelo conselho que deu ao boi. Como consegui safar-se da nova situação?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________7 – A qualidade do burro que mais se destaca na história é:( ) a esperteza; ( ) a maldade; ( ) a preguiça; ( ) a bondade8 – No lavrador o que mais nos chama a atenção é:( )a paciência ( ) a compreensão; ( ) a esperteza;*Justifique a sua resposta:______________________________________________________________________________________________________________________________9 – Assinale a alternativa que melhor se relaciona com o texto:( ) o boi é um animal preguiçoso ; ( ) o boi é um animal guloso;( ) o burro é um animal bem burro mesmo ;( ) o burro é um animal esperto;( ) o lavrador conversava com os animais;10 – Esse texto pertence ao tipo de história com o gênero FÁBULA porque:( ) é uma história imaginária cujas personagens são animais que conversam, e atrás da história esconde um ensinamento.( ) é uma história muito bacana, bem interessante, o que caracteriza uma fábula.( ) é uma história inventada.VOCABULÁRIO E EXPRESSÃO DO TEXTO:1 – Em “ possuía um burro que o repouso engordara”, repouso significa:( ) sono suficiente; ( ) preguiça; ( ) falta de trabalho, pouco trabalho;2 – Em “ o nosso amo não te levará para lavrar”, amo significa:( ) que o boi e o burro se amavam como irmão;( ) patrão, dono;( )que o dono gostava dos dois animais;3 – “Não te levará para lavrar o campo”. A palavra em destaque lavrar é o equivalente a:( ) plantar; ( ) arar; ( ) cultivar;4 – Transcreva as frases, mas substituindo as palavras destacadas pelas do texto:a) O burro ficou muito cansado.___________________________________________________________________b) E se arrependeu do conselho que dera ao boi.___________________________________________________________________c) Ouvi algo que me fez ficar muito preocupado com você.____________________________________________________________________5 – “ Não terás, ó irmão, algum conselho que me salve desta dura labuta”? O que significa labuta?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5° ANO


COMUNICAÇÃO
Texto narrativo: Meu amigo Edu

A campainha soa estridente e o som se espalha pelos quatro cantos do colégio. O diretor se planta no alto do enorme tablado que fica numa extremidade do pátio coberto e, sério, esparrama seu olhar por todos os lados. A um gesto seu os alunos acabam de aglomerar-se à frente do tablado.Dadas as boas-vindas e mais alguns avisos, fomos encaminhados para as respectivas classes.Subi as escadas junto com o Eduardo. Eu o havia acabado de conhecer, perto do ponto de ônibus. Estava sentado no banco de cimento, lendo os comentários de Coríntians 1 x Palmeiras 1.Entramos na classe. Vi lá no meio, perto da janela, o Roberto, a Júlia e a Cristina. Fomos juntar-se a eles. Fiquei admirado da desinibição de meu novo colega. Nem precisei apresentá-lo.___Olá, pessoal. Sou o Edu. Venho transferido.___Bem-vindo, Edu ___ disse o Roberto.___Legal ele, gente! ___completou a Cristina.A conversa morreu aí: o professor já ia entrando....Foi uma aula gostosa. O seu Rodrigues bateu um “ papo-firme” com a gente, depois bolou umas questões para desenferrujar a memória e ver como é que estávamos em conhecimentos. E ainda sobrou tempo para executarmos as sugestões do seu Rodrigues: escrever, desenhar, rabiscar, pôr no papel o que a gente estava sentindo na hora.Minha admiração pelo Eduardo aumentou. Vai-me fazer bem sua amizade ___ pensei. Começou firme, com pé direito: enquanto o professor falava, pregou os olhos nele; não desenhava mal o danado!; para escrever ___ é fogo o Edu! ___ redigiu um bilhetão endereçado à Cristina.À tardinha fui à casa do meu amigo; íamos sair para comprar livros. Bati à porta. À Márcia ___ caçula da casa ___ voltou-se para dentro e falou: ___ Um seu amigo, Cláudio.___Ô Cláudio!Fui entrando. O Edu estava à vontade em frente à televisão.Puxa, Edu, você é demais. Tá na crista, hein! Sempre por dentro!___Que nada, Cláudio! Eu sou é comunicativo.( Era mesmo).JAIRO F. MARTINS
COMPREENSÃO DO TEXTO
:1 - O texto quer principalmente focalizar:( ) a entrada para as classes( ) um dia na vida de Cláudio( ) O primeiro dia de aula em determinado colégio.2 – Qual o nome da personagem que conta os acontecimentos? Como você chegou a essa conclusão?___________________________________________________________________________________________________________________________________________3 – qual é a personagem central ___ a mais importante ___ do texto?___________________4 – O texto relembra o primeiro dia de aula. Mas a idéia principal, o que o autor principalmente quer salientar é:( ) a comunicabilidade do garoto Edu.( ) mostrar mesmo o que aconteceu no primeiro dia.( ) entusiasmar os alunos que vão à escola após as férias gostosas.5 – O texto fala na aula do seu Rodrigues. Aula do quê? Justifique?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________6 – O Cláudio admirou-se da desinibição de Edu. Por quê?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________7 – Por que durante a aula, aumentou mais a admiração de Cláudio por Edu?______________________________________________________________
Reorganizando o Texto:-CHAPEUZINHO VERMELHO








CHAPEUZINHO VERMELHOA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO ESTÁ FORA DE ORDEM. RECORTE AS FICHAS E COLE-AS NO SEU CADERNO NA ORDEM CERTA.




A VOVÓ DE CHAPEUZINHO VERMELHO MORAVA SOZINHA NO MEIO DA FLORESTA.A MÃE DE CHAPEUZINHO PEDIU-LHE PARA TER MUITO CUIDADO PELO CAMINHO.



O CAÇADOR MATOU O LOBO MAU E SALVOU CHAPEUZINHO VERMELHO E SUA VOVOZINHA.CHAPEUZINHO VERMELHO RESOLVEU LEVAR BOLOS E DOCES PARA A SUA VOVOZINHA.



O LOBO MAU VIU CHAPEUZINHO MA FLORESTA E FOI DIRETO PARA A CASA DA VOVÓ.O LOBO MAU QUERIA COMER A VOVÓ E CHAPEUZINHO VERMELHO.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3° ANO


Complete as lacunas da Fábula:A onça doente


Leia atentamente uma das fábulas de Monteiro Lobato recontou. Enquanto lê, procure no quadro as palavras que completam as lacunas. Escreva essas palavras nos lugares certos para dar sentido à história.
corra também visitar entra olhar único capivara rastro árvore pudesse salvou fome
A onça doente
A onça caiu da __________ e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não ___________ caçar, padecia __________ das negras.Em tais apuros imaginou um plano.— Comadre irara — disse ela —, _________ o mundo e diga à bicharada que estou à morte e exijo que venham visitar-me.A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a __________ a onça.Vem o veado, vem a __________, vem a cotia, vem o porco-do- mato.Veio __________ o jabuti.Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de _________ para o chão. Viu na poeira só rastros entrantes, não viu nenhum _________ sainte e desconfiou:— Hum!... Parece que nesta casa quem __________ não sai.O melhor em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela...E foi o ________ que se _________ .
ESSE TEXTO SERVE PARA SUBSIDIAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS NO USO DOS PORQUÊS....ALÉM DE SER LINDO, É CLARO!!!Os porquês do porquinhoAconteceu na Grécia!

Era uma vez um jovem porquinho, belo e bom, muito pequenino, cuja vida foi dedicada à procura dos porquês da floresta. Tal porquinho, incansável em sua busca, passava o dia percorrendo matas, cavernas e savanas perguntando aos bichos e aos insetos que encontrava pelo caminho todos os tipos de porquês que lhes viessem à cabeça. - Por que você tem listras pretas se os cavalos não as têm ? – perguntava gentilmente o porquinho às zebras. - Pernas compridas por quê, se outros pássaros não as têm? – indagava às siriemas, de forma perspicaz. - Por que isso? Por que aquilo? Era um festival de porquês, dia após dia, ano após ano, sem que ele encontrasse respostas adequadas aos seus questionamentos de porquinho. Por exemplo, sempre que se deparava com uma abelha trabalhando arduamente, ele perguntava por quê. E a pergunta era sempre a mesma: - Saberias, por acaso, por que fazes o mel, oh querida abelhinha? E a abelha, com seus conhecimentos de abelha, sempre respondia assim ao porquê:- Fabrico o mel porque tenho que alimentar a colméia. Mas a resposta das abelhas não o satisfazia, porque eram os ursos os maiores beneficiados com aquela atividade.- Alguma coisa deve estar muito errada, porque eram os ursões que ficavam com quase todo o mel, sem ter produzido um pingo.- pensava o porquinho. Então, valente como os porquinhos de sua época, seguia pela floresta à procura de ursões, fortes e poderosos, ansioso por que eles soubessem a resposta. Quando encontrava um, perguntava: - Senhor, grande e esperto ursão, poderias me dizer a razão e solucionar o porquê da questão? E alguns ursos, mais exibidos, até tentavam responder, porque de mel eles entendiam muito, mas sobre trabalho... as respostas eram sempre do senso comum de ursão e não resolviam a questão. - Elas fabricam o mel porque ele é muito gostoso. – diziam uns. - Elas o fabricam porque o mel é delicioso. – diziam outros. Havia aqueles que se limitava a olhar feio e, ainda, aqueles que até ameaçavam o pobre porquinho e iam embora, sem dizer por quê. Apesar disso, o porquinho seguia em frente. Um dia - porque toda história têm um dia especial - o porquinho encontrou um oráculo em seu caminho e resolveu elaborar o seu mais profundo porquê. Afinal, oráculo é para essas coisas. Então, ele perguntou com sua voz fininha, mas de modo firme e sonoro - Por que existo? Houve um profundo silêncio na floresta e o porquinho pensou que aquele porquê nunca seria respondido, afinal. Mas de repente, o oráculo falou, estrondosamente, porque era oráculo.- Procure o Sr. Leão, rei da floresta, e pergunte a ele por que você existe. Só ele lhe dará uma resposta adequada. Então, feliz, animado e saltitante, lá se foi o porquinho à casa do grande e sábio rei da floresta, carregando o seu também grande e sábio porquê. Ao chegar à casa do leão, o porquinho bateu à porta e, quando foi atendido por sua realeza, tratou logo de lascar o seu porquê mais precioso: - Sr. Leão, rei dos reis, sábio dos sábios, poderia Vossa Alteza me dizer por que existo? E o leão, porque era leão, respondeu mais que depressa. Nhac. Porque é o FIM da história!

ATIVIDADE DE LEITUTA E COMPREENSÃO - 2° E 3° ANO.


ATIVIDADE DE LEITUTA E COMPREENSÃO - 2° E 3° ANO.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESATEXTO: O LEÃO E O RATO
Uma vez, quando o leão estava dormindo, um ratinho põs-se a passerar em suas costas. Isso acordou o leão, que segurou com sua enorme pata e abriu a boca enorme para engoli-lo._____Perdão, rei dos animais_____gritou o ratinho._____Deixe-me ir, não o impotunarei mais. quem sabe se um dia não conseguirei pagar-lhe este favor?O leão riu-se muito ao pensar na possibilidade de o ratinho ajudá-lo em alguma coisa. Afinal, soltou-o.Algum tempo depois, o leão caiu numa armadilha. Os caçadores desejavam levá-lo vivo ao rei, amarraram-no numa árvore, enquanto iam providenciar uma carroça para transportá-lo. Nesse momento, apareceu o ratinho. Vendo o apuro em que se encontrava o leão, lembrou-se de sua promessa e num instante roeu as cordas que prendiam à árvore._____Eu não disse que talvez um dia pudesse ajudá-lo?_____Lembrou o rato. (O mundo da criança_____contos e poesias.Rio de Janeiro, Delta, 1998)1) COMPREENDENDO O TEXTO

a) Por que podemos dizer que este texto é uma fábula?_______________________________________________________________________ ______________________________________b)Qual é a intenção do autor: narrar, descrever ou dar instruções?_______________________________________________________________c)Para quem foi escrito esse texto?________________________________________________________________d)Qual é idéia principal do texto?________________________________________________________________e)O que você achou da atitude do ratinho ao passear perlas costas do leão?________________________________________________________________f)Qual foi a reação do leão quando o ratinho lhe disse que se ele não o engilisse, um dia poderia pagar-lhe o favor? ________________________________________________________________g)Qual é a moral dessa fábula?________________________________________________________________2) Observe o trecho:"_____Perdão, rei dos animais_____gritou o ratinho. _____Deixe-me ir, não o importunarei mais. Quem sabe se um dia não conseguirei pagar-lhe este favor?"A palavra importunarei pode ser substituída por uma das três palavras abaixo sem mudar seu significado.Qual palavra?( ) incomodarei ( ) ajudarei ( ) falarei3)Na fábula há dois trechos escritos na forma de diálogo. Copie do primeiro diálogo:O início:_________________________________________________________________________________________________________________________O final:__________________________________________________________________________________________________________________________4) Leia as palavras a seguir e separe-as em sílabas:armadilha__________________________ árvore______________________________ratinho____________________________ animal______________________________leão______________________________ acordou_____________________________boca_____________________________ possibilidade__________________________5) Ligue o animal com o adjetivo que combina com o jeito dele:engandor cobra, serpenteinteligente leãopesadão macacoforte elefantefiel cágadotrabalhador ursinhocarinhoso cãovagaroso burro 6)Obseve as palavras abaixo, leia em voz alta e depois circule as sílabas pronunciadas com mais força:brisa posto antigamente regiãosopro moral último líquidosurgir mulher cidade Àfrica depois roeu leão pata7)vamos resumir o texto:PARTE IDEIA PRINCIPALPRIMEIRO PARÁGRAFO _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________SEGUNDO PARÁGRAFO ______________________________________________________________________________________________________________TERCEIRO PARÁGRAFO ______________________________________________________________________________________________________________QUARTO PARÁGRAFO _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________FINAL ______________________________________________________________________________________________________________MORAL ________________________________________________________________________________________________________________BOM TRABALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!