16 julho, 2009

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5° ANO

TEXTO: O TROCA - TROCA

TUDO COMEÇOU NO AÇOUGUE.
BENEDITO E JOANA FORAM COM A MÃE COMPRAR LINGUIÇA. ELE FOI PUXANDO UM CAMINHÃO DE BRINQUEDO PARA TRAZER O EMBRULHO. ELA LEVOU A BONECA.
BEM NA CALÇADA DO AÇOUGUE, ENCONTRARAM O ANDRÉ, QUE ESTAVA ESTREANDO SUA BICICLETA NOVA E MOSTROU:
______GANHEI DE PRESENTE DE ANIVERSÁRIO.
______PUXA! QUE LINDA!_____EXCLAMOU BENEDITO.
______SEU CAMINHÃO É MAIS BONITO! ONDE FOI QUE VOCÊ COMPROU?
_____PERGUNTOU ANDRÉ, CURIOSO.
BENEDITO EXPLICOU:
______FUI EU QUE FIZ.
______FAZ UM PRA MIM?_____PEDIU ANDRÉ. _____EU TROCO PELA MINHA OUTRA BICICLETA. EU CRESCI E ELA FICOU PEQUENA DEMAIS. SÓ PRECISA PINTAR.
JOANA APROVEITOU A CONVERSA E FALOU:
______SERÁ QUE A SUA IRMÃ NÃO QUER TROCAR UMA BONECA COMIGO? ELA TEM TANTA....
ANDRÉ PROMETEU FALAR COM ADRIANA. E COMBINARAM ENCONTRAR-SE NA PRAÇA DALI A QUATRO DIAS.
DE BOCA EM BOCA, O TROCA-TROCA SE ESPALHOU. NO DIA MARCADO, OUTRAS CRIANÇAS TAMBÉM TROUXERAM COISAS PARA TROCAR.
UMA PRANCHA MEIO USADA POR UMA PIPA LISTRADA.
SAPATILHAS DE DANÇAS POR UMA BONECA DE TRANÇA.
CARRINHO DE ROLEMÃ POR UMA GATA CAMPEÃ.
UM CAVALO DE PAU POR UMA COLEÇÃO DE CARTÃO-POSTAL.
UMA CAIXA DE SOM POR UMA CAIXA DE BOMBOM.
CADA COISA PAPA-FINA, CADA NEGÓCIO DA CHINA, QUE VOCÊ NEM IMAGINA.
O TROCA-TROCA FOI UMA FESTA NA PRAÇA.
(Celena Regina, 9 anos.)

COMPREENDENDO O TEXTO:
1 – A IDEIA PRINCIPAL É:
( ) UM DIÁLOGO ENTRE BENEDITO E JOANA.
( ) UMA BRINCADEIRA NAS RUAS DO BAIRRO.
( ) UMA BRINCADEIRA DE TROCAR OBJETOS.

2 – COM QUEM BENEDITO E JOANA FORAM AO AÇOUGUE?
______________________________________________
3 – QUEM ELES ENCONTRARAM NA CALÇADA DO AÇOUGUE?
______________________________________________
4 – O QUE AS TRÊS CRIANÇAS COMBINARAM?
______________________________________________
5 – ANDRÉ É IRMÃO DE:
( ) JOANA ( ) ADRIANA

6 - ___QUE LINDA EXCLAMOU BENEDITO. EXCLAMOU É O MESMO QUE:
( ) PERGUNTOU ( ) GRITOU ( ) FALOU ENTUSIASMADO

7 – ANDRÉ ESTAVA ESTREANDO SUA BICICLETA NOVA. ESTREANDO É O MESMO QUE:
( ) ANDANDO ( )USANDO PELA PRIMEIRA VEZ ( ) COMPRANDO


8 – A MENINA TINHA TANTAS BONECAS. TANTAS É O MESMO QUE:
( ) POUCAS ( ) VÁRIAS ( ) NENHUMA

9 – BENEDITO EXPLICOU QUE FEZ O CARRINHO.EXPLICOU É O MESMO QUE:
( ) ESCLARECEU ( ) EXCLAMOU ( ) ESCONDEU

10 – CADA COISA PAPA-FINA. O QUE QUER DIZER COISA PAPA-FINA:
( ) OBJETO SEM VALOR ( )OBJETO QUEBRADO ( ) OBJETO INTERESSANTE

DE OLHO NA ESCRITA

1 – ORDENE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:
DA
GUAR



A
GUA

SI
DE
GUAL

SA
GÃO


EN
GUO






2 – É COM G OU GU? COMPLETE:
MIN-----ANTE IN------Á
JÁ------ATIRICA -----ATAMBU
ALA------OANO -----AFANHOTO
MÁ------OA LIN--------ARUDO
ÍN-------A MIN-----------OU
DOMIN------O -------ACHE

3 – DEFINA:
BONECA-___________________________________________________
CARRINHO DE ROLIMÃ-_____________________________________
________________________________________________________

LINGÜIÇA-_________________________________________________
__________________________________________________________

CAVALO DE PAU-____________________________________________
__________________________________________________________

4 – FAÇA FRASES USANDO ADVÉBIOS DE TEMPO E DE MODO:
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
BEIJOCAS!!!!!! ! !!

05 julho, 2009

ATIVIDADE 4° ANO


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO: ANINHA E JOÃO

Na volta do colégio, Aninha e João vinham correno.
Tropeçaram numas ripas que estavam jogadas no meio da calçada.
Aninha esfolou o joelho e João, o braço.
Chegaram em casa chorando.
A mãe botou Aninha no colo e falou:
_____Coitadinha da minha filhinha! Vai passar já, já, viu?
A mãe foi buscar curativos.
Tratando do braço de João e do joelho de aninha, ia dizendo:
_____Que é isso, João? Chorando à toa? Homem que é homem não chora por uma bobagem dessas! Não foi nada, já passou!

Lúcia Miners e Paula Yne. Aninha e João. São Paulo, Ática, 1982, p. 15.

1 - Compreendendo o texto:
A – O que aconteceu no caminho de volta da escola?
_________________________________________________________________
B – De que forma as crianças chegaram em casa?
_________________________________________________________________
C – O que a mãe falou para Aninha?
_________________________________________________________________
D – E para João?
_________________________________________________________________
E – Qual é o título do texto?
_________________________________________________________________


2 - Ligue as palavras conforme seu significado:
Ripas remédios para machucados
Tropeçaram arranhou, feriu
Esfolou pedaços finos de madeira
Curativos toparam, esbarraram

3 – Coloquem em ordem alfabéticas as palavras: Ripas, tropeçaram, esfolou e curativos.
________________________________________________________________
4 – O que significa chorar à toa?
_________________________________________________________
5 – Escreva o nome dos desenhos a seguir:

6 – Desembaralhe as sílabas e forme palavras:

NHO
MI
CA

DIM
JAR

BRA
DO
SO
_____________________ ______________ _____________________

7 – Observe as figuras abaixo e escreva frases com elas:

8 – Separe as sílabas das palavras abaixo:
Fábricas-________________ Não-______________ Ombro-_____________

Ninguém-_______________ amasso-______________ Pirulito-_____________

Matemática-________________ Minhoca-______________ Carroça-_______________

9 –Sua escola vai fazer uma festa junina. E você tem de convidar um amiguinho para a festa.Escreva um bilhete para ele falando sobre a festa.




10 – Retire do texto as palavras com cinco palavras trissílabas:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SUCESSO!!!