14 maio, 2012

Atividade de leitura e interpretação; texto narrativo - 4ºano

Chapeuzinho Vermelho De Raiva

            - Senta aqui mais perto, chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
            - mas vovó, que olho vermelho... E grandão... O que houve?
            - ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Aliás vocês está queimada hoje, hein ?
            - Guarujá, vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leva a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande, tão esquisito, vovó.
            - ora, chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque, que é um deus-nos-acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
            - mas, em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
            - Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme ?
            - puxa, já ia me esquecendo: a mamãe mandou umas coisas para a senhora. Olha ai: margarina, maionese hellmann’s, danone de frutas e até uns pacotinhos de knorr, mas é para a senhora comer um só por dia, viu ? Lembra da indigestão do carnaval ?
            - se lembro, se lembro...
            - vovó sem querer ser chata.
            - ora, diga.
            - suas orelhas. A orelha da senhora está tão grande. E, ainda por cima peluda. Credo, vovó !
            - ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica desse tipo ? Um horror !! Você me desculpe porque foi você que me deu, mas estas guitarras, é guitarra que diz, não é ? Pois é, estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente minha filha. Música é a do meu tempo, aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, essa juventude está perdida mesmo.
            - por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato, hein ? Todo desfiado, pra cima, encaracolado.o que é isso ?
            - também tenho de entrar na moda, não é minha filha ? Ou você queria que eu fosse domingo ao programa do gugu de coque e com vestido preto com bolinhas brancas ?
            chapeuzinho pula pra trás:
            - e esta boca imensa ??!!
            a avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
            - escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje pra me criticar, é?


Interpretação do texto

1-    Pela leitura da texto, onde se passa a historia ?­­­­­­

2-    Quais são os personagens do texto
3- Por que você acha que o texto recebeu o nome “chapeuzinho vermelho de raiva”?

4- O que chapeuzinho respondeu quando a vovó disse que ela estava queimada ?

5- De acordo com o texto por que o nariz da vovó estava grande?

6- Qual o benefício que a industrialização proporcionou a chapeuzinho ?

7- na historia original o que chapeuzinho levava para a vovó ?

8- o que a vovó acha do rock ?

9- qual o programa de televisão que a vovó gosta ?

10- quando a vovó pulou da cama o que você pensou que ela iria fazer ?

11- esta historia é uma adaptação de um conto de fada.

A- quais eram os personagens do texto na historia original ?

B- qual a diferença do conto original de  chapeuzinho vermelho para o chapeuzinho vermelho de raiva ?

C- como acabava a historia original ?

12- o que você achou da historia chapeuzinho vermelho de raiva

13- quando a vovó disse: “- escuta aqui queridinha: você veio aqui pra me criticar é ?!”, no lugar de chapeuzinho, o que você responderia ?

Vivenciando os fatos

1- você tem avós ?

2-    como é seu relacionamento com eles ?

3- alguma vez eles já perderam a paciência com você ? Por quê ?

4- seus avós já lhe contaram alguma historia da época de criança deles ? Qual ?

5- o que você gostaria de dizer pra eles mas nunca teve coragem de falar ?

Você é o autor !!!

Escreva uma historia de duas crianças conversando com seu avô.
______________________________________________________

Um comentário: