12 junho, 2012

Crônica - Fernando Sabino - leitura e interpretação - 9º ano

Atividade de leitura e interpretação
Crônica:Como comecei a escrever
                                              
Fernando Sabino
Quando eu tinha 10 anos, ao narrar a um amigo uma história que havia lido, inventei para ela um fim diferente, que me parecia melhor. Resolvi então escrever as minhas próprias histórias.
Durante o meu curso de ginásio, fui estimulado pelo fato de ser sempre dos melhores em português e dos piores em matemática — o que, para mim, significava que eu tinha jeito para escritor.
Naquela época os programas de rádio faziam tanto sucesso quanto os de televisão hoje em dia, e uma revista semanal do Rio, especializada em rádio, mantinha um concurso permanente de crônicas sob o titulo "O Que Pensam Os Rádio-Ouvintes". Eu tinha 12, 13 anos, e não pensava grande coisa, mas minha irmã Berenice me animava a concorrer, passando à máquina as minhas crônicas e mandando-as para o concurso. Mandava várias por semana, e era natural que volta e meia uma fosse premiada.
Passei a escrever contos policiais, influenciado pelas minhas leituras do gênero. Meu autor predileto era Edgar Wallace. Pouco depois passaria a viver sob a influência do livro mais sensacional que já li na minha vida, que foi o Winnetou de Karl May, cujas aventuras procurava imitar nos meus escritos.
A partir dos 14 anos comecei a escrever histórias "mais sérias", com pretensão literária. Muito me ajudou, neste início de carreira, ter aprendido datilografia na velha máquina Remington do escritório de meu pai. E a mania que passei a ter de estudar gramática e conhecer bem a língua me foi bastante útil.
Mas nada se pode comparar à ajuda que recebi nesta primeira fase dos escritores de minha terra Guilhermino César, João Etienne filho e Murilo Rubião - e, um pouco mais tarde, de Marques Rebelo e Mário de Andrade, por ocasião da publicação do meu primeiro livro, aos 18 anos.
De tudo, o mais precioso à minha formação, todavia, talvez tenha sido a amizade que me ligou desde então e pela vida afora a Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos, tendo como inspiração comum o culto à Literatura.
Texto ex traído do livro "Para Gosta r de Ler - Volume 4 - Crônicas", Editora Ática - São Paulo, 1980, pág. 8.
Atividades:
1) O texto “Como comecei a escrever” é narrador em 1ª ou 3ª pessoa? Justifique sua resposta com um trecho do texto.
2) Quando foi que o “eu” do texto “Como comecei a escrever” iniciou suas próprias produções textuais? E o que motivou essa produção?
3) Na escola:
a) Em qual disciplina o “eu” se considerava melhor? E pior?
b) E por que ele achou que tinha jeito para escritor?
4) Retire do texto elementos que mostram que a história narrada aconteceu há muito tempo.
5) Quem é Berenice? E qual a importância dela na vida do “eu” do texto?
6) Qual foi a mudança ocorrida na vida literária do “eu” quando este completou seus 14 anos?
7) Em “Muito me ajudou, neste início de carreira, ter aprendido datilografia na velha máquina Remington do escritório de meu pai.”, o trecho destacado nos dias atuais poderei ser substituído por:
8) No trecho: “Naquela época os programas de rádio faziam tanto sucesso quanto os de televisão hoje em dia, e uma revista semanal do Rio, especializada em rádio, mantinha um concurso permanente de crônicas sob o titulo ‘O Que Pensam Os Rádio-Ouvintes’.”
Os elementos destacados indicam uma:
( ) conclusão ( ) explicação ( ) comparação ( ) oposição

21 comentários:

  1. vlw aew,o blog ficou manero

    ResponderExcluir
  2. Até agora não vi crónica de jeito. Mas, eu preciso de encontrar uma que me agrade (para o 9ºano) para a exposição oral. Responda a este comentário até Sábado. :)Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Sou professora e gostaria de obter o gabarito.
    E-mail: carla_cristiane_ullmann@yahoo.com.br

    Muito obrigada!

    Att,
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria possível enviar o gabarito da crônica para o meu e-mail: amaralrosalia@hotmail.com

      Excluir
  4. quero o gabarito desta cronica por favor

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de obter o gabarito por esse e-mail: luma_scooch@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de receber o gabarito a.line-2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito, gostaria de receber o gabarito pelo e-mail
    aluisio.r.silva@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Quero o gabarito desta crônica, por favor!!
    raika.cris@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gostaria que enviasse o gabarito dessas questões pro e-mail: silvia-lua@bol.com.br
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Gostaria que enviasse o gabarito dessas questões pro e-mail: daniane.sa@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de receber o gabarito por e-mail destas questões: sulamitamartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. gostaria de receber o gabarito pelo e mail amaralrosalia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. gostaria do gabarito destas questões : flavinhasantana93@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. gostaria do gabarito destas questões : flavinhasantana93@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. gostaria do gabarito por favor é de extrema importância! djenane2609@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. gostaria de receber o gabarito elzilenenunes_@hotmail.com,,, obrigada

    ResponderExcluir
  17. gostaria de receber o gabarito elzilenenunes_@hotmail.com,,, obrigada

    ResponderExcluir
  18. Oi, teria como me enviar o gabarito da cronica fernando sabino?melry.carla@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. boa noite! pode me enviar o gabarito desta atividade ...da cronica de fernando sabino meu email filodoron@gmail.com

    ResponderExcluir